CLUBE COMERCIAL DE LORENA
80 anos fazendo parte da história de Lorena.
   
(12) 3153-1212
comunicacao@cclorena.com.br
Nosso canal de vídeos!!
Venha twiitar!!
Curta nossa Franpage!!
 
 
 
 
 
 
 
Esportes
 
 
Atividades Esportivas - Ginástica Rítmica
 
 

Impossível assistir a uma aula ou apresentação e não se encantar pela Ginástica Rítmica. As atletas desta modalidade fazem movimentos com o corpo e utilizam fitas e outros instrumentos.

A GR pode ser definida como uma mistura da ginástica tradicional (artística) com a dança. A história desta modalidade começou com o coreógrafo moderno Émile Jacques Dalcroze, seu aluno Rudolf Bode e a bailarina Isadora Duncan.

Foi Dalcroze quem desenvolveu uma técnica que unia movimentos ginásticos ao ritmo, trabalho que foi aperfeiçoado posteriormente por Rudolf Bode.A bailarina Isadora Duncan carregou essa técnica à ex-URSS e passou a ensiná-la como modalidade independente das artes.

Paralelamente ao trabalho da bailarina, o alemão Heinrich Medeau incorporou aos elementos rítmicos corporais alguns aparelhos, como o arco, a bola e a maça. Em 1961, esse tipo de ginástica foi incorporado à FIG (Federação Internacional de Ginástica). Porém, foi somente em 1975 que os movimentos rítmicos com aparelhos foram denominados de Ginástica Rítmica Desportiva.
O esporte ganhou visibilidade mundial a partir de sua inserção nos jogos Olímpicos: em 1984 foi incluído como modalidade individual e, em 1996, também em categoria coletiva.

São cinco os aparelhos utilizados na prática da Ginástica Rítmica:
1) Bola: feita de borracha ou material sintético, apresenta massa mínima de 400 gramas e deve ter diâmetro entre 18 e 20 centímetros. Os movimentos corporais mais comuns durante o trabalho com a bola são ondas, movimentos em oito e rolamentos com a bola no chão e ao longo do corpo.

2) Arco: feito de madeira ou plástico, o arco apresenta massa mínima de 300 gramas e diâmetro interior entre 80 e 90 centímetros. Movimentos mais comuns com esse aparelho incluem balanços, rolamentos, rolos, lançamentos e recuperações, giros e manejos do arco ao redor do pulso e de outras partes do corpo.

3) Fita: possui uma vareta feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 cm, medindo entre 50 e 60 centímetros de comprimento. Afixada nessa vareta deve haver uma fita de cetim com aproximadamente 5 centímetros de largura, e com seis metros de comprimento. Além disso, esse equipamento deve ter massa mínima de 35 gramas. Movimentos mais comuns para a fita são espirais, movimentos em oito, círculos, recuperação e lançamento. Um detalhe muito importante é o de que a fita deve permanecer constantemente em movimento durante a apresentação.

4) Maças: são feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas. Balanços, lançamentos e recuperações, círculos e batidas rítmicas estão entre os movimentos mais comuns.

5) Corda: seu tamanho deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de material sintético. Movimentos mais comuns com o uso da corda como aparelho são os balanços, as rotações, movimentos em oito, lançamentos e recuperações.

As provas nas competições de GR podem ser disputadas individualmente ou em grupo. As individuais têm duração de 75 segundos para cada um dos aparelhos apresentados. Já as provas coletivas são compostas por cinco atletas e têm duração de 150 segundos.

A Ginástica Rítmica envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos. Ginastas rítmicas devem demonstrar tamanha coordenação e controle, assim como um dançarino bem treinado. Eles têm que desenvolver o movimento sempre em harmonia com a música.
Fisicamente, é função desta modalidade desenvolver o corpo em sua totalidade, por meio dos movimentos naturais, aperfeiçoados pelo ritmo e pelas capacidades psicomotoras nos âmbitos físico, artístico e expressivo. Pela reunião dessas característica, é considerada esporte-arte.


Mais informações na Secretaria do Clube ou pelo telefone (12) 3153-1212 (ramal 21)


     




 
   
 
             
Desenvolvimento e Gerenciamento: MIVIOL
Tecnologia: GtNet Work
Responsável pelos conteúdos: Jornalista Graziela Staut
 
Praça Geraldo Prudente de Aquino, 01
Centro - Lorena, SP / CEP: 12600-201
Telefone: (12) 3153-1212
E-mail: comunicacao@cclorena.com.br