CLUBE COMERCIAL DE LORENA
80 anos fazendo parte da história de Lorena.
   
(12) 3153-1212
comunicacao@cclorena.com.br
Nosso canal de vídeos!!
Venha twiitar!!
Curta nossa Franpage!!
 
 
 
 
 
 
 
Esportes
 
 
Artes Marciais - Judô
 
 
Tradução do japonês:
"Caminho suave" ou "caminho da suavidade".

Esta arte marcial esportiva foi criada no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano, com o objetivo de desenvolver uma técnica de defesa pessoal, além de contribuir para o desenvolvimento físico, espiritual e mental. E teve grande aceitação, espalhando-se, posteriormente, para o mundo todo.

No Brasil, o Judô chegou em 1922, no período da imigração japonesa.

Atualmente, é uma das modalidades praticadas no país com o maior número de medalhas olímpicas.

As lutas são praticadas num tatame quadrado e duram, cada uma, até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se, ao final da luta, nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Como se vê, o objetivo do Judô é conquistar o ippon, ou seja, o ponto completo. O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado, o combate se encerra.
Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

No Judô, não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

No Brasil, as graduações do Judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, vermelha - 10º Dan.

Atualmente, são milhares de praticantes e federações, transformando o Judô em um dos esportes mais praticados em todo o mundo. Tanto sucesso deve-se ao fato de que seus ensinamentos vão além do esporte simplesmente. É a “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”, como define seu próprio fundador. A vitória, segundo ele, representa um fortalecimento espiritual. Nas aulas, procura-se passar algo mais, além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano. Por isso, o Comitê Olímpico Internacional afirma que o Judô é o mais completo esporte, por promover a amizade e respeito mútuo. Já a Unesco, braço das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, considera o Judô o melhor esporte como formação inicial para crianças de 4 a 21 anos de idade, já que promove uma educação física integral.


Mais informações na Secretaria do Clube ou pelo telefone (12) 3153-1212 (ramal 21)


     




 
   
 
             
Desenvolvimento e Gerenciamento: MIVIOL
Tecnologia: GtNet Work
Responsável pelos conteúdos: Jornalista Graziela Staut
 
Praça Geraldo Prudente de Aquino, 01
Centro - Lorena, SP / CEP: 12600-201
Telefone: (12) 3153-1212
E-mail: comunicacao@cclorena.com.br