Danças

Axé

No candomblé, “Axé” é a palavra que designa a força sagrada e a energia dos orixás. A interjeição “Axé” também é usada para desejar energias positivas. Já o Axé conhecido em todo o Brasil, como estilo musical, surgiu na Bahia, na década de 80. É uma mistura de frevo, maracatu, reggae e forró e popularizou-se em micaretas e no Carnaval de Salvador.
O Axé é um dos ritmos mais agitados do Brasil e faz um grande sucesso. Os grandes nomes deste ritmo musical contagiante são: Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Jamil, Banda Eva e por aí vai.

Nas aulas de Axé, além da diversão, você ainda queima calorias. Em uma hora de aula é possível queimar de 400 a 700. Benefícios da prática da modalidade: melhora da coordenação motora, da flexibilidade, da agilidade, aumento da capacidade cardiovascular e do tônus muscular, alívio do estresse e também aumento da autoestima, já que o Axé é uma dança alegre e sensual.

Como toda atividade física intensa, o Axé faz com que o corpo libere endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. Não há contra-indicações para participar das aulas, a não ser que o aluno tenha alguma restrição médica.

O Axé queima de 400 a 700 calorias em uma hora de aula, melhora a coordenação motora e alivia o estresse. Além de ser uma atividade para lá de divertida. A vantagem do axé para outros tipos de dança é que algumas músicas são bem rápidas e então você acaba queimando mais calorias.

Babydance

Nas aulas de Baby Dance, com a professora Gislene Guilardi, as alunas se divertem e trabalham a interação, flexibilidade, coordenação, disciplina e técnicas de Ballet.

Postura correta, ritmo, agilidade, melhora da coordenação motora e integração social são os principais benefícios que a dança infantil proporciona às alunas. Por ser um exercício aeróbico, a dança também ativa a circulação, aumenta a resistência física e ainda contagia a criançada com os diferentes ritmos musicais trabalhados.

Segundo a professora Gislene, para a turma de 2 a 5 anos, são oferecidas atividades lúdicas de iniciação ao ballet, com músicas e brincadeiras infantis, usando materiais como arcos, bolas, fita, bexigas e lenços, tudo para a motivação da aula e para ajudar na coordenação motora, nas habilidades de dança e na desinibição.
Para as crianças de 6 a 9 anos, são dadas atividades que trabalham movimentos de postura, equilíbrio, disciplina e técnicas do Ballet. As músicas são variadas, podendo ser trabalhados diversos ritmos e estilos musicais.

Ballet Fitness

Uma aula diferente e que faz o maior sucesso. O Ballet Fitness une os passos técnicos do ballet clássico com exercícios de agachamento, abdominais e flexões. A modalidade já existe há mais de vinte anos e trabalha a postura, ajuda a deixar o corpo longilíneo, melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a respiração e o equilíbrio. Além disso, as aulas trabalham a memorização, ajudam a adquirir agilidade, músculos alongados, alinhamento corporal e força abdominal e lombar.

Dança de Salão

Não importa o ritmo, na Oficina de Dança, o objetivo é aprender a dançar. A coreografia é dada e, com ou sem música, os alunos a repetem, descobrindo novas possibilidades em seu próprio corpo. A dança, que traz a mistura da arte e do exercício físico, pode agregar saúde, bem estar e mais conhecimento do próprio corpo.
Pode ser praticada por pessoas de todas as idades e perfis, exceto quando há restrições médicas. Excelente opção para quem quer trabalhar mente, corpo e sair um pouco da rotina estressante do dia a dia.

Nas aulas, aprenda, em dupla, as técnicas para dançar os ritmos mais tocados nos salões do Brasil: Bolero, Forró, Maxixe, Merengue, Salsa, Samba e muito mais...

Dança do Ventre

A delicadeza dos movimentos e a harmonia com a música faz com que todos se encantem por esta dança oriental milenar. Cada parte do corpo se move de acordo com o ritmo da música, criando um clima de sedução e mistério.
A Dança do Ventre exerce influências positivas não somente em relação ao corpo, mas também sobre o aspecto emocional, pois ajuda a melhorar o estresse, a timidez e a autoestima, além de dar mais forma ao corpo, modificando a postura e os movimentos, que ganham mais graça e suavidade.

As aulas de dança do ventre do Clube são ministradas pela professora Lúcia Helena Rocha, que há quase 10 anos criou, juntamente com suas alunas, o grupo Luz da Lua.

São mulheres de diferentes idades no grupo, mostrando que a arte da dança é generosa, não limita, não rotula e sim aproxima pessoas, alivia tensões, transforma, ajuda na coordenação motora e, acima de tudo, traz a alegria de viver.
Frequentemente, o Luz da Lua promove eventos no CCL, para mostrar a Dança Oriental Árabe, popularmente conhecida como Dança do Ventre, com toda sua arte e magia. Todas as apresentações são beneficentes, através de arrecadação de brinquedos, chocolates, entre outros, de acordo com a época e com a entidade a ser beneficiada, procurando atender entidades assistenciais da cidade.

Dance Party

Mais que uma dança, mais que um esporte... um resgate da vida!
Uma mistura de exercícios com dança. Tudo isso ao ritmo de músicas latinas, baianas, internacionais, salsa, merengue, axé... Resultado: uma alegria contagiante e aulas que tornam-se verdadeiras festas. Assim podem ser definidas as aulas do professor Fábio Silva, que ministra as aulas de Dance Party no Clube Comercial de Lorena.

O público é diversificado: as alunas são desde adolescentes até senhoras da melhor idade. "Em geral, o perfil das minhas alunas é formado por aquelas que já passaram pela Academia e por várias outras modalidades, mas não se encontraram. Elas não gostam de malhar, de pegar peso, de esteira... mas amam as aulas de Dance Party, que têm um diferencial: mesmo quando a música é repetida, toda aula é diferente, sempre há uma inovação. Não dá pra enjoar", garante Fábio.

O CCL é, hoje, referência na modalidade no Fundo do Vale, que traz inúmeros benefícios para quem pratica. Segundo o professor, relacionados à questão física, estão a promoção da melhoria da condição cardiovascular, da capacidade de coordenação e o emagrecimento, devido aos exercícios aeróbicos, realizados dançando. "Mas eu sempre falo pras minhas alunas: se seu objetivo único for emagrecer, não venha pra minha aula, pois você pode se frustrar. Acredito que o emagrecimento é uma consequência natural de todos os benefícios que as aulas promovem, mas não pode ser a única motivação".

Mas por que emagrecimento como consequência? Porque a Dance Party promove a elevação da autoestima e exerce influências positivas sobre a interação social. "As alunas têm contato umas com as outras, fazem amizades, perdem a timidez, descobrem que são capazes, sentem-se capazes, redescobrem-se como pessoas", conta Fábio.
"É o que eu sempre repito: o objetivo principal das minhas aulas é a diversão. O resto são consequências naturais", considera Fábio. "A Dance Party torna-se um vício. Elas não largam".

img

Ritmos

Na aula de ritmos, o aluno trabalha equilíbrio, postura, desenvoltura, a memória (através das coreografias) e, claro, há perda calórica.
Além dos benefícios estéticos, já que ajuda a queimar calorias, a dança proporciona relaxamento e diversão. A mistura da música com a expressão corporal torna-se mágica, proporcionando, ainda, sensações de liberdade e aumento da autoestima.

Ao contrário das aulas de Dança de Salão, para aprender Ritmos, não é necessário ter um par. E é possível aprender a dançar Samba, Dance, Forró, Soltinho, Salsa, Mambo, Tango e por aí vai.