Não é porque se envelhece que se para, mas, ao contrário, é porque se para que se envelhece mais rapidamente. A antiga imagem passiva da “cadeira do vovô” vem sendo substituída pela concepção de uma vida mais dinâmica e ativa.
O projeto “Corpo em movimento: saúde além do tempo” foi iniciado em 2007 no Clube Comercial, direcionado para a Idade Ativa, sob a orientação da professora de Educação Física Adriana Bastos.
O objetivo é propiciar às pessoas da melhor idade do CCL vivenciarem atividades físicas variadas e adaptadas à terceira idade, bem como ser um tempo/espaço que o envelhecimento possa ser vivido coletivamente, transformando-se em um momento de satisfação pessoal, em busca de novas experiências, acarretando em melhoria da qualidade de vida.
Benefícios da Idade Ativa:
Além das atividades relacionadas acima, o grupo da Idade Ativa tem o acompanhamento da prof. Adriana na academia do CCL.
Consiste em aplicação de técnicas de cinesioterapia, como alongamento, pilates básico no solo e exercícios funcionais, com o objetivo de proporcionar um bom equilíbrio e postura correta.
Iniciada por exercícios de pré-aquecimento musculares de baixa intensidade e alongamentos. Movimentos suaves e de pouca amplitude, visando uma adaptação músculo-articular e orgânica, preparando-se para a elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular.
Após a fase de aquecimento, entra-se na parte principal, que caracteriza-se pela alta intensidade e aumento significativo dos parâmetros fisiológicos.
As qualidades físicas que podem ser desenvolvidas com a ginástica localizada são: resistência muscular localizada, aumento da capacidade cardiorrespiratória, força, flexibilidade, hipertrofia muscular e resistência ao lactato.
A musculação nos idosos ajuda a diminuir a velocidade do envelhecimento e do desgaste dos músculos e ossos. Nessa fase, torna-se mais difícil manter a massa muscular e força, como todas as outras capacidades. O corpo torna-se mais propício a acumular mais gordura, visto que a velocidade do metabolismo também diminui, o que torna mais lenta a produção de massa muscular.
A utilização de pesos durante os exercícios vai ajudar a compensar essa fragilidade e conseguir diminuir a velocidade do envelhecimento, facilitando, então, a realização de qualquer tipo de tarefa diária.
Esporte com regras especificas, adaptadas à terceira idade, implantadas pelo Jori (Jogos Regionais do Idoso, um conjunto de eventos realizados no interior e capital, envolvendo a população idosa em atividades esportivas).
O projeto tem como objetivo promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas, conquistar o respeito das demais gerações, valorizar e estimular a prática de atividade física, com fator de promoção da saúde e bem estar das pessoas idosas.