O Basquetebol foi criado em 1891, por um professor canadense, chamado James Naismith.
Hoje, é compreendido como um jogo coletivo dinâmico e complexo, pois exige de seus praticantes habilidades motoras, capacidades físicas, cooperação, estratégias, tomadas de decisão, respeito com as regras, com os colegas de equipe e adversários e a todo momento o pensar para desenvolver um domínio da sua lógica técnico-tática.
Praticado na infância, auxilia na adaptação, coordenação e entendimento do esporte.
As aulas de Basquete do Clube Comercial, para crianças de 8 a 12 anos, têm finalidade educativa e o esporte é apresentado de forma lúdica e agradável.
No aspecto cognitivo, ajuda no desenvolvimento do raciocínio, na melhora da percepção de espaço temporal, desenvolve a atenção e aumenta o poder de concentração.
Em relação ao aspecto motor, a prática desenvolve velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória.
Já relacionado à afetividade, favorece a socialização, o espírito de equipe, controle da ansiedade e autoestima.
As aulas de Basquete do CCL acontecem nas terças e quintas, das 19h às 20h30, com a Profª Lisa.
Esporte coletivo disputado em quadra, cada time com 5 jogadores. Assim pode ser definido o Futsal, esporte que começou a ser jogado aproximadamente em 1940, por jovens da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Como não encontravam campos de futebol para jogar, improvisavam partidas nas quadras de Basquete.
O sucesso foi tão grande que, em pouco tempo, torneios já eram organizados. Na década de 50, a Confederação Brasileira de Desportos oficializou o jogo, impondo o uso de uniformes e instituindo regras.ent
As categorias Sub-5 e Sub-7 compõem o denominado Futsal Kids. Nas aulas, são trabalhadas as habilidades individuais, tais como coordenação motora, cognitiva e sócio-afetiva; e também os fundamentos básicos do Futsal: controle de bola, passe, chute e finalização.
Quando os alunos atingem um nível de adaptação considerado satisfatório no Futsal Kids, passam a treinar com uma turma mais avançada. A partir de então, passam a ser trabalhados em jogos coletivos, com posicionamentos táticos e situações de jogos.
Impossível assistir a uma aula ou apresentação e não se encantar pela Ginástica Rítmica. As atletas desta modalidade fazem movimentos com o corpo e utilizam fitas e outros instrumentos.
A GR pode ser definida como uma mistura da ginástica tradicional (artística) com a dança. A história desta modalidade começou com o coreógrafo moderno Émile Jacques Dalcroze, seu aluno Rudolf Bode e a bailarina Isadora Duncan.
Foi Dalcroze quem desenvolveu uma técnica que unia movimentos ginásticos ao ritmo, trabalho que foi aperfeiçoado posteriormente por Rudolf Bode.A bailarina Isadora Duncan carregou essa técnica à ex-URSS e passou a ensiná-la como modalidade independente das artes.
Paralelamente ao trabalho da bailarina, o alemão Heinrich Medeau incorporou aos elementos rítmicos corporais alguns aparelhos, como o arco, a bola e a maça. Em 1961, esse tipo de ginástica foi incorporado à FIG (Federação Internacional de Ginástica). Porém, foi somente em 1975 que os movimentos rítmicos com aparelhos foram denominados de Ginástica Rítmica Desportiva.
O esporte ganhou visibilidade mundial a partir de sua inserção nos jogos Olímpicos: em 1984 foi incluído como modalidade individual e, em 1996, também em categoria coletiva.
São cinco os aparelhos utilizados na prática da Ginástica Rítmica:
1) Bola: feita de borracha ou material sintético, apresenta massa mínima de 400 gramas e deve ter diâmetro entre 18 e 20 centímetros. Os movimentos corporais mais comuns durante o trabalho com a bola são ondas, movimentos em oito e rolamentos com a bola no chão e ao longo do corpo.
2) Arco: feito de madeira ou plástico, o arco apresenta massa mínima de 300 gramas e diâmetro interior entre 80 e 90 centímetros. Movimentos mais comuns com esse aparelho incluem balanços, rolamentos, rolos, lançamentos e recuperações, giros e manejos do arco ao redor do pulso e de outras partes do corpo.
3) Fita: possui uma vareta feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 cm, medindo entre 50 e 60 centímetros de comprimento. Afixada nessa vareta deve haver uma fita de cetim com aproximadamente 5 centímetros de largura, e com seis metros de comprimento. Além disso, esse equipamento deve ter massa mínima de 35 gramas. Movimentos mais comuns para a fita são espirais, movimentos em oito, círculos, recuperação e lançamento. Um detalhe muito importante é o de que a fita deve permanecer constantemente em movimento durante a apresentação.
4) Maças: são feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas. Balanços, lançamentos e recuperações, círculos e batidas rítmicas estão entre os movimentos mais comuns.t
Impossível assistir a uma aula ou apresentação e não se encantar pela Ginástica Rítmica. As atletas desta modalidade fazem movimentos com o corpo e utilizam fitas e outros instrumentos.
A GR pode ser definida como uma mistura da ginástica tradicional (artística) com a dança. A história desta modalidade começou com o coreógrafo moderno Émile Jacques Dalcroze, seu aluno Rudolf Bode e a bailarina Isadora Duncan.
Foi Dalcroze quem desenvolveu uma técnica que unia movimentos ginásticos ao ritmo, trabalho que foi aperfeiçoado posteriormente por Rudolf Bode.A bailarina Isadora Duncan carregou essa técnica à ex-URSS e passou a ensiná-la como modalidade independente das artes.
Paralelamente ao trabalho da bailarina, o alemão Heinrich Medeau incorporou aos elementos rítmicos corporais alguns aparelhos, como o arco, a bola e a maça. Em 1961, esse tipo de ginástica foi incorporado à FIG (Federação Internacional de Ginástica). Porém, foi somente em 1975 que os movimentos rítmicos com aparelhos foram denominados de Ginástica Rítmica Desportiva.
O esporte ganhou visibilidade mundial a partir de sua inserção nos jogos Olímpicos: em 1984 foi incluído como modalidade individual e, em 1996, também em categoria coletiva.
São cinco os aparelhos utilizados na prática da Ginástica Rítmica:
1) Bola: feita de borracha ou material sintético, apresenta massa mínima de 400 gramas e deve ter diâmetro entre 18 e 20 centímetros. Os movimentos corporais mais comuns durante o trabalho com a bola são ondas, movimentos em oito e rolamentos com a bola no chão e ao longo do corpo.
2) Arco: feito de madeira ou plástico, o arco apresenta massa mínima de 300 gramas e diâmetro interior entre 80 e 90 centímetros. Movimentos mais comuns com esse aparelho incluem balanços, rolamentos, rolos, lançamentos e recuperações, giros e manejos do arco ao redor do pulso e de outras partes do corpo.
3) Fita: possui uma vareta feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 cm, medindo entre 50 e 60 centímetros de comprimento. Afixada nessa vareta deve haver uma fita de cetim com aproximadamente 5 centímetros de largura, e com seis metros de comprimento. Além disso, esse equipamento deve ter massa mínima de 35 gramas. Movimentos mais comuns para a fita são espirais, movimentos em oito, círculos, recuperação e lançamento. Um detalhe muito importante é o de que a fita deve permanecer constantemente em movimento durante a apresentação.
4) Maças: são feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas. Balanços, lançamentos e recuperações, círculos e batidas rítmicas estão entre os movimentos mais comuns.
5) Corda: seu tamanho deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de material sintético. Movimentos mais comuns com o uso da corda como aparelho são os balanços, as rotações, movimentos em oito, lançamentos e recuperações.
As provas nas competições de GR podem ser disputadas individualmente ou em grupo. As individuais têm duração de 75 segundos para cada um dos aparelhos apresentados. Já as provas coletivas são compostas por cinco atletas e têm duração de 150 segundos.
A Ginástica Rítmica envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos. Ginastas rítmicas devem demonstrar tamanha coordenação e controle, assim como um dançarino bem treinado. Eles têm que desenvolver o movimento sempre em harmonia com a música.
Fisicamente, é função desta modalidade desenvolver o corpo em sua totalidade, por meio dos movimentos naturais, aperfeiçoados pelo ritmo e pelas capacidades psicomotoras nos âmbitos físico, artístico e expressivo. Pela reunião dessas característica, é considerada esporte-arte.
Um futebol jogado com as mãos. Assim pode ser definido o Handebol, esporte jogado com bola, em que duas equipes disputam quem marca mais gols.
Para jogar uma partida, são necessárias duas equipes de sete jogadores, incluindo o goleiro. O goleiro é o único jogador que pode encostar a bola no pé, para fazer suas defesas. Em qualquer outra situação, a bola deverá ser quicada, arremessada ou recebida com as mãos.
Uma partida desta modalidade tem dois tempos de 30 minutos cada, com intervalo de 10 minutos.
Quando um jogador se desloca quicando a bola, considera-se que ele está driblando. Para que tenha um melhor domínio sobre a bola, a mão do jogador deve estar sempre aberta e, ao contrário do basquete, não é permitido conduzir a bola durante o drible. O jogador também não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela.
Para interromper o andamento do adversário, o tronco pode ser utilizado, mas nunca os braços e as mãos. É permitido tomar a bola do adversário com as mãos abertas. Arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras.
A prática do Handebol proporciona condicionamento físico, muscular e cardiovascular. Por ser dinâmico, é considerado um excelente esporte para queimar calorias e com poucas ocorrências de lesões.
Um dos esportes radicais mais praticados na atualidade, o Skate consiste em realizar manobras deslizando sobre o solo (com ou sem obstáculos) equilibrando-se sobre o skate.
Esporte e instrumento têm o mesmo nome. O skate é uma prancha (shape) que possui dois eixos (trucks), rolamentos e quatro pequenas rodas.
Mais do que um esporte, o Skate torna-se um estilo de vida para seus praticantes, pois os skatistas usam roupas características, têm suas próprias gírias e costumes.
Um dos esportes radicais mais praticados na atualidade, o Skate consiste em realizar manobras deslizando sobre o solo (com ou sem obstáculos) equilibrando-se sobre o skate.
Esporte e instrumento têm o mesmo nome. O skate é uma prancha (shape) que possui dois eixos (trucks), rolamentos e quatro pequenas rodas.
Mais do que um esporte, o Skate torna-se um estilo de vida para seus praticantes, pois os skatistas usam roupas características, têm suas próprias gírias e costumes.
O Skate surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60. Foi inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Eles utilizaram rodinhas de patins. Em 1965, foram fabricados os primeiros skates e realizados os primeiros campeonatos. Porém, o esporte só ficou conhecido mesmo nos anos 90, quando o norte-americano Tony Hawk realizou uma revolução com seus aéreos e flips. Tony Hawk é considerado, até hoje, o maior skatista de todos os tempos.
O Skate é praticado pelas ruas do mundo todo, ou em lugares específicos, como o half existente no Clube Comercial. Para praticar, é essencial a utilização de equipamentos de segurança como o capacete, joelheira e cotoveleira, para que se tenha o mínimo de proteção em caso de quedas.
Nas competições, existem duas categorias: a Street (circuito com obstáculos) e a Half Pipe (rampa em formato de “U”). As manobras são avaliadas por juizes que atribuem notas considerando a dificuldade e a desenvoltura das manobras realizadas.
O Tênis é um esporte que pode ser praticado individualmente ou em duplas. O objetivo é rebater a bola para a quadra adversária até que o oponente não consiga rebatê-la de volta. São necessários apenas dois instrumentos para sua prática: bola e raquete.
As partidas podem ser disputadas em diferentes tipos de quadra:
Saibro: basicamente composta por terra batida, o que torna o jogo um pouco mais lento do que em outras quadras.
Grama: dá ao jogo uma maior agilidade. Porém, a irregularidade do piso pode resultar em jogadas inesperadas.
Piso rápido: estas costumam ser de grama sintética ou de cimento, mas também podem ser constituídas de outros materiais, como asfalto ou madeira, desde que o piso seja regular.
As dimensões da quadra de tênis são de 23,77 metros de comprimento por 8,23 metros de largura, para partidas individuais. Já os torneios de duplas são disputados em quadras de 23,77 metros de comprimento por 10,97 metros de largura. Dividindo essa quadra em duas partes iguais, há uma rede que mede em torno de 1 metro de altura.
No Clube Comercial de Lorena, há 5 quadras de saibro. A quadra coberta, próxima ao complexo de Tênis, também tem marcação para a prática deste esporte e, portanto, quando necessário, pode ser utilizada como quadra rápida.
A pontuação de uma partida de tênis é constituída de games. O jogador que vence seis games fecha um set. E vence a partida o jogador que consegue fechar dois sets primeiro, se a disputa for de até três sets; ou o que consegue vencer três sets, em uma disputa de melhor de cinco sets.
As jogadas possuem nomenclaturas específicas. Confira:
JOGADA | COMO É |
---|---|
Ace | Saque bem colocado, sem dar tempo ao adversário de pegar a bola. |
Approach | Golpe que oferece ao tenista executor aproximar-se da rede para tentar um voleio. |
Backhand | Jogada de esquerda ou direita, feita com as costas da mão virada para a frente. |
Break | Ganhar o game em que foi o adversário quem sacou. |
Deuce | Significa igualdade no placar de um game depois atingir 40/40. |
Drive | Golpe efetuado no fundo da quadra. |
Drop sho | Jogada com efeito cortado (underspin) ou lateral (sidespin). |
Forehand | Jogada de direita ou esquerda, batida com a palma da mão virada para fora. |
Net/Let | Jogada na qual a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de saque. |
Match point | Saque que permite encerrar a partida. |
Overhead | Saque sobre a cabeça depois da bola tocar a quadra. |
Passing Shot | Saque sobre o adversário quando este está próximo da rede. |
Set point | Saque que permite encerrar um set. |
Slice | Jogada com a raquete quase na horizontal, como que “fatiando” a bola. |
Topspin | Jogada na qual a bola passa sobre a rede rapidamente. |
É considerado o esporte do século XXI, pois traz benefícios para a saúde, inteligência e também paz.
Para a saúde:
Para seus sonhos como atleta olímpico de alto nível:
Para sua formação / educação:
Aspectos gerais:
De acordo com a Confederação Brasileira de Vôlei, este esporte foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte, que viria a se tornar um dos maiores do mundo, foi Mintonette.
Naquela época, o esporte da moda era o Basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera uma rápida difusão.
Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de Tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de Basquete era batida, surgindo assim o jogo de Vôlei.
A primeira bola usada era muito pesada e, por isso, Morgan solicitou à firma A.G. Spalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido esporte. No início, o Mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor. Um ano mais tarde, numa conferência no Springfield’s College, entre diretores de Educação Física dos Holyoke, fizeram uma demonstração e, assim, o jogo começou a se difundir por Springfield e outras cidades de Massachussetts e Nova Inglaterra.
Em Springfield, o dr. A.T. Halstead sugeriu que o seu nome fosse trocado para Volley Ball, tendo em vista que a idéia básica do jogo era jogar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, com as mãos. Em 1896, foi publicado o primeiro artigo sobre o Volley Ball, escrito por J.Y. Cameron na edição do “Physical Education”, na cidade de Búfalo, Nova Iorque. Este artigo trazia um pequeno resumo sobre o jogo e de suas regras, de maneira geral. No ano seguinte, estas regras foram incluídas oficialmente no primeiro handbook oficial da Liga Atlética da Associação Cristã de Moços da América do Norte.
No decorrer dos anos, a modalidade foi rapidamente ganhando novos adeptos, crescendo vertiginosamente no cenário mundial. Em 1900, chegou ao Canadá (primeiro país fora dos Estados Unidos), sendo posteriormente desenvolvido em outros países, como na China, Japão (1908), Filipinas (1910), México, entre outros países europeus, asiáticos, africanos e sul americanos.
Na América do Sul, o primeiro país a conhecer o Volley Ball foi o Peru, em 1910, através de uma missão governamental que tinha a finalidade de organizar a educação primária do país.
O primeiro campeonato sul-americano foi patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball, e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio, em 1951, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.
Em setembro de 1962, o Volley Ball foi admitido como esporte olímpico e a sua primeira disputa foi na Olimpíada de Tóquio, em 1964.
Vôlei atualmente
As regras oficiais atuais definem que cada equipe deve ser composta por seis jogadores em cada time. Um time inicia a partida sacando e ao adversário é permitido que dê três toques na bola antes de devolvê-la. Ganha o jogo quem ganhar primeiro três sets, com 25 pontos cada um.
Basicamente, o objetivo do Voleibol é impedir que a bola encoste no chão de sua parte da quadra. Para isso, é necessário rebatê-la usando o corpo, principalmente os membros superiores. As principais habilidades utilizadas nesse esporte são: saltar, correr, lançar e rebater. As habilidades específicas desse esporte são: bloqueio, saque, manchete e toques.
Quem pratica Vôlei desenvolve a agilidade, trabalha a coordenação motora, aumenta a massa muscular e gasta calorias.